(Ins)pira Crônicas Divagações

Caminhos Abertos

Tava de boa no luau e no espaço entre uma música e outra alguém grita:

– Toca Titanic, pelamordedeus.

A risadaiada tomou conta. E a Ligia pra variar foi longe.

Eu fiquei pensando sobre aquela cena que o navio tá super acelerado e eles percebem que deu ruim. Tem um iceberg enorme lá na frente e eles precisam mudar a direção. A virada brusca sacode todo o barco e vira tudo do avesso.

Pois é.

Quantas vezes a vida não tá assim, né. Tamo correndo que nem uns loucos na direção X. Aí vem um desvio de rota obrigatório e te vira de ponta cabeça.

E quantas não são as vezes em que você dá uma acelerada pra chegar mais rápido e percebe que era melhor ter mantido a velocidade normal porque era ela que te faria chegar com segurança. Ou chega com tudo e nem lembra o caminho ou as pessoas que estavam contigo.

Sei lá se Titanic teria uma história diferente se estivessem em menor velocidade. A única coisa que eu entendo é de desvio de rota.

E toda vez que eu penso o que tem sido mudar o caminho na marra me vem essa cena do contraste de movimentos: a inércia levando pra um lado e a necessidade guinando pro outro. Segura onde puder porque o corpo vai sentir o tranco. Acho que é quando a fisica se mostra.

E o iceberg? O que seria? Pra mim, o iceberg é aquela gigantesca parede contra a qual a gente fica batendo a cabeça e lasca nossas partes mais sensíveis enquanto tenta seguir a todo vapor por um caminho fechado.

Talvez vejamos o iceberg em cima da hora. Talvez só vejamos quando ocorre a colisão. Talvez o problema esteja no que há embaixo enquanto a superfície parece livre.

O navio não precisa afundar.

Uma velocidade mais lenta te deixa precavido em qualquer situação. Uma velocidade rápida te deixa em perigo. Mas quando a direção é certa, há riscos que se assumem.

Como saber a direção?

Vento soprando, brisa leve e mar calmo. Segue a viagem.

O horizonte é seu.

 

Ligia Tosetto do Prado

20130901_174010
Dubrovnik, Croácia, 2013.

Deixe sua marca por aqui! Adoraria ouvir o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s