Causas

Chimananda Adichie: os perigos de uma história única

Você já parou para pensar sobre a origem dos livros que lê?

Chimananda, escritora e contadora de histórias, começou a ler e escrever ainda muito nova. Apesar de ser nigeriana, conta que suas histórias iniciais retratavam os costumes ingleses, mesmo sem saber o que aqueles atos representavam.

Sua narrativa mudou quando entrou em contato com escritores locais e passou a ter novas perspectivas da história. Ao morar nos Estados Unidos, percebeu que a visão de sua colega de quarto sobre a África a colocava em um narrativa descrita pela palavra “piedade”.

Ela destaca a relação entre história e poder e a visão restrita que criamos do mundo e dos lugares.

E questiona: e se soubéssemos das tantas outras narrativas? Vale a pena conferir a palestra extremamente esclarecedora. Adiante, um trecho da palestra:

“É impossível falar sobre única história sem falar sobre poder.

Há uma palavra, uma palavra da tribo Igbo, que eu lembro sempre que penso sobre as estruturas de poder do mundo, e a palavra é “nkali”.

É um substantivo que livremente se traduz: “ser maior do que o outro.” Como nossos mundos econômico e político, histórias também são definidas pelo princípio do “nkali”. Como são contadas, quem as conta, quando e quantas histórias são contadas, tudo realmente depende do poder.

Poder é a habilidade de não só contar a história de uma outra pessoa, mas de fazê-la a história definitiva daquela pessoa.
(…)
Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso.”

 

Deixe sua marca por aqui! Adoraria ouvir o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s