(Ins)pira

Profissão: um grande bloco de argila

WP_20150903_005

Essa foto foi tirada no dia em que eu fiz o juramento na OAB. Para quem não sabe, é o dia em que você se torna, oficialmente, um advogado.

Na época, eu estudava para concursos mas sentia que sequer sabia para o que estava estudando. Eu tinha estagiado a faculdade inteira, mas sentia que faltava experiência. Foi quando decidi ir para São Paulo.

E São Paulo me ensinou muitas coisas. A mais importante delas foi conhecer a mim mesma.

Depois de formado você percebe o grande abismo que existe entre o que te prometeram e o que, de fato, é a sua profissão. Você percebe que a carteirinha de estudante, o restaurante universitário e o desconto na passagem faziam toda a diferença no orçamento. Você sente o peso do título e a insegurança como profissional. Sente aquele frio na barriga de saber que agora é por sua conta e risco. E dá-lhe risco!

É estranho estar no mundo sem os vínculos que a faculdade trazia. Você se vê, realmente, sozinho.

Esse período é extremamente desafiador. É uma oportunidade para lapidarmos nossas habilidades e descobrirmos o ponto de encontro entre o que estudamos e o que fazemos de melhor. Para alguns isso acontece rapidamente. Para outros, onde eu me incluo, isso leva tempo.

Muitos perguntam “Você está trabalhando na sua área?”. Isso nunca fez muito sentido na minha cabeça e agora faz menos ainda. Como assim, “minha área”?

Eu me sentia incompleta na advocacia. Eu me sentia incompleta sendo professora. Eu me sentia incompleta sendo escritora. Eu me questionava: qual delas eu sou?

Descobri que sou TODAS elas! E o que mais aparecer pelo caminho. Minha artista ajuda a advogada quando o cérebro trava. E a advogada pacifica o caos da artista.

Temos muitos dons. Apenas precisamos descobrir quais,, como e onde utilizar cada um. Nem sempre você precisa agregar todos eles na sua profissão. E cada experiência te levará a um deles. Entenda sua situação atual como a possibilidade de descoberta de um dom.

É como uma tatuagem. Você pode gostar de flores, unicórnios, barcos e tambores. Você vai querer colocar tudo no mesmo desenho ou vai escolher separá-los?

Disseram que a realização ocorre na profissão. E nos deram um grande fardo. Por que uma área da vida tem que acomodar toda a nossa satisfação? É preciso aprender a delegar. Qual área da vida vai ficar com cada dom e exigência? Você vai dedicar tempo igual para cada uma delas?

Somos seres ilimitados. Capazes de aprender qualquer coisa. E nossas profisões são como grandes blocos de argila. Serão moldadas por nós e pelo tempo. Até se tornarem o que desejamos.

Então, se te perguntarem se você está trabalhando na sua área, já sabe:

– Sim!

Porque a sua área é qualquer lugar onde você possa aprender o que quer. Ou qualquer lugar onde você se sinta bem e/ou consiga pagar o aluguel no fim do mês. Aliás, ultimamente pagar as contas já é uma grande vitória!

Temos tempo para conquistar todos os nossos sonhos. Podemos trabalhar duro mas não precisamos querer estar entre os milionários do mundo em 2 anos de formados. Esteja feliz com o que conquistou até agora. Tudo melhora. Estamos apenas no começo da vida profissional. Na escola, quando começamos não pensamos em pular logo da soma para a multiplicação, não foi?

Que possamos viver cada fase com tranquilidade. E também perceber que, se o mundo está em crise, por que nós não estaríamos?

Os paradigmas estão mudando. As profissões estão mudando. Logo, teremos muitos robôs em lugar de humanos. Isso significa que se estamos enfrentando dificuldades, estamos nos tornando mais criativos. Só a criatividade nos ajuda a passar por momentos difíceis.

E se tem uma coisa que supera qualquer ato automático, é a inovação. É a possibilidade de criar, relacionar e transformar.

O que você vai transformar hoje?

Veja as dificuldades como trampolins para desenvolver novas habilidades. Era diretor e se tornou uber? Que ótimo, vai aprender a ter paciência e lidar com pessoas. É advogado e está na rua captando gente para ONGs? Vai aprender a convencer como ninguém. Dava aulas e foi trabalhar em atelier de cerâmica? Vai aprender a ser delicado e atento.

Tudo na vida é sobre as lições que você aprende. Olhe para o macro quando o micro estiver muito difícil. Todas as histórias de sucesso começaram com muito azar no começo. Pense nisso. Ria de seu próprio clichê.

E construa seu sucesso.
Você já é talentoso.
Só precisa acreditar nisso.

www.surrealizacion.com

Deixe sua marca por aqui! Adoraria ouvir o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s