(Ins)pira

Sem sal. Com (muito) gosto.

Estava almoçando hoje, quando me peguei pensando como eu adorava a comida sem sal, feita com tanto amor pela minha mãe. De imediato, fui corrigida pelo meu cérebro que enviou a mensagem associativa de que algo “sem sal” é algo sem graça, sem gosto. Eu discordo completamente. E isso me faz pensar sobre a própria vida.

Costumamos dizer que a ?????????????vida anda meio sem sal; que fulano ou fulana é sem sal. Unicamente por procurarmos algo extraordinário nas coisas e pessoas. Talvez algo que nos falte. E adicionamos. Adicionamos um milhão de temperos… e tacamos o sal. Tudo para sentir algo. Como se o que é não fosse o bastante. Queremos ir aos extremos das sensações…E não sentimos nada, afinal. Assim como colocamos sal excessivo na comida, queremos emoções excessivas nas coisas. Sem perceber que a própria vida já é algo pra lá de emocionante.

Não falo dos temperos essenciais, que cada um adiciona à vida. A pimenta, pra mim, é essencial. Mas vai exagerar para ver se o olho não enche de lágrimas. E você chora.

Andei entre extremos e a vida, realmente, salta, explode, transborda. Como aquele sorvete de crianças, que explode dentro da boca. Parece uma constelação dentro de você – ao menos, era assim que eu me sentia. Mas andei, também, vivenciando um pouco do “sem sal” e vi, que, de fato, ele estabiliza paladares e prepara para novos sabores. De vez em quando é bom. Quando não temperamos demais, sentimos mais o gosto de cada coisa, e aprendemos melhor cada nuance do sabor original. Até retemperar e chorar de novo ao experimentar novos temperos e extremos. Talvez o segredo da vida possa ser esse. A eterna alternância de sabores, em que até – ou, principalmente- o “sem sal” te permite sentir o gosto da vida.

2 comentários

Deixe sua marca por aqui! Adoraria ouvir o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s